"Comece pelo começo - respondeu o Rei, muito sério - E vá até o fim. Quando terminar, pare." (Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll)

domingo, 20 de julho de 2014

Sobre alter egos.

Eu devo mesmo ser um homem triste. Ela pensou enquanto colocava o ponto final do seu último conto. Estava sentada sozinha à mesa de um tradicional bar francês em frente a uma praça... Tomava seu chá calmamente e fumava seu cigarro. Nas mesas a sua volta estavam um jovem casal, uma mãe com sua filha, um casal de idosos, dois amigos... Ela conseguiria facilmente desenrolar uma história para cada mesa...

O jovem casal conversava com o olhar... A moça pensava que finalmente encontrou o homem da sua vida, já planejava o noivado, casamento, lua de mel e filhos. Mas sorria e passava a mão pelos cabelos como quem não quer nada pra disfarçar... O rapaz pensava que daqui vinte minutos começava a partida decisiva do seu time de futebol. Ou seja, ele tinha vinte minutos pra arrumar um jeito de tirar a nova namorada dali, chegar em casa, pegar uma cerveja e se segurar no sofá. Mas ela não podia saber disso, ele tinha que demonstrar que estava indo embora porque... Porque... Porque estava cansado. Muito cansado. Ele bocejou.

A filha não desgrudava do celular, conversando com 15 amigos ao mesmo tempo e mais 3 rapazes, já que ela ainda não decidira com qual dos três iria ficar definitivamente. A mãe, obviamente se sentindo sozinha, se perguntava porque a filha escolhera ficar com ela no divórcio e não com o pai, já que as duas nunca se deram bem e ela sempre acaba se sentindo sozinha. Nas próximas férias e filha definitivamente ficaria com o pai e ela viajaria pra um lugar bem quente pra poder andar sob o sol e quem sabe não encontrar um novo amor...

O casal de idosos estava em silêncio. Mas não um incômodo silêncio cortante. Um silêncio pacificamente leve e apaixonado. Eles olhavam um para o outro, com um semblante sorridente e se acariciavam as mãos sobre a mesa. Estavam na França à passeio... Ambos pensavam na sua longa vida juntos, os filhos, netos... Como foram felizes e como o seu amor permanece forte. Eles sabem com toda certeza que fizeram a escolha certa.

Esses dois amigos conversando não são só dois amigos. São gays, querem namorar, mas não sabem ainda. É só o tempo de se despedirem pra acontecer um beijo roubado e estar tudo certo.

E eu, bem... Eu sou uma mulher relativamente jovem, que optou por ficar sozinha. Sou escritora e tento parar de fumar há 3 anos. Sou uma solitária incurável. Talvez por isso tenha abandonado todos os meus amores da juventude... Essa é a história da mulher que se senta sozinha à mesa. Mas a verdade está no que eu escrevo... Naturalmente as palavras saem de mim numa primeira pessoa masculina. E as minhas histórias, bem... Pegue um livro meu que você vai entender que eu não sou a pessoa mais engraçada que você vai conhecer na vida. É, sim... Eu sou um homem triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário