"Comece pelo começo - respondeu o Rei, muito sério - E vá até o fim. Quando terminar, pare." (Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Sobre arquitetura.

Carro na garagem, o caminho agora é a sala, pé por pé até os vidros da caixa de joias em que a bailarina rodando sou eu. Liberta e presa em mim mesma, emano sem medo minhas luzes para quem quer que passe e queira ver. Afinal é noite, e a noite também sou eu. Na sala minha poltrona vermelha, tantas vezes meu divã que consigo até ouvir minha consciência bradar com ela mesma: "Ah, Lia!". Mas o passado passou e eu guardei minha nostalgia do lado de fora, ao centro, nem cá nem lá, só ali. E eu vivo na minha característica solidão aberta. Onde eu sempre posso ser eu, desde que os lados estejam todos cercados, para que eu continue sempre a me perder dentro de mim. Afinal é noite, e como minha casa bem diz, durante o dia basta o bonito e aceitável, à noite deixe que a luz se espalhe por onde bem entender. É questão de extensão... Minha casa sou eu de concreto e eu sou minha casa de pulmão.

Texto produzido na aula de Projeto I ministrada por Sérgio e Júnia, conforme proposta, inspirado na casa Single-Family Studio Residence (foto) do arquiteto Wendell E. Burnette. A casa foi construída em meio a um deserto, revestida em vidro e com blocos de concreto cercando-a por todos os lados. Possui três pisos, sendo: garagem no primeiro, residência e varanda lateral no segundo, terraço e piscina no terceiro.

3 comentários:

  1. Gostei da combinação... literatura e arquitetura. Como sempre, seus textos são incrivelmente inspirados. Fico feliz que conserve esse dom.
    Abraço do sumido

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário acima. Existe um quê em sua fala que atua entre a construção e a desconstrução, como se você quisesse fazer a realidade se transformar pela palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes é isso mesmo que eu quero. Fazer a realidade se transformar pela palavra... Seria mais fácil, mas...

      Excluir